top of page

DIA DA CAMPANHA EDUCATIVA DE COMBATE AO CÂNCER

  • Foto do escritor: Juliano Feliciano
    Juliano Feliciano
  • 4 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil e no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares. No entanto, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, através da adoção de estratégias de prevenção e hábitos de vida mais saudáveis.

A detecção precoce de câncer certamente beneficia o paciente, sua família, a sociedade, bem como quem custeia sua saúde, seja o próprio indivíduo, a empresa em que trabalha ou o Estado.

A maioria dos cânceres apresenta uma história clínica com antecedentes pessoais e familiares que permitem uma seleção inicial das pessoas de maior risco que precisam de avaliação clínica. Com uma avaliação clínica direcionada seleciona-se a indicação de exames complementares adequados.

Assim, através dessas três etapas com execução criteriosa e rigorosa (questionário – avaliação inicial, exame clínico, exames complementares) é possível desenvolver um Programa de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer eficiente.

Fundamentos e limites da prevenção

Permite a detecção de neoplasia (câncer) em fase precoce, aumentando as chances de cura e sobrevida, já que a cura de qualquer tipo de câncer é tanto maior quanto mais inicial é a fase em que são diagnosticados e tratados.

Atua em população assintomática que não procuraria espontaneamente atenção médica.

A não detecção de câncer não significa que a pessoa nunca venha a desenvolver câncer. Apesar do progresso, existem os limites da medicina, limites dos exames utilizados, e a própria evolução do organismo humano são limitações da prevenção. A negatividade da avaliação inicial não deve ser interpretada como garantia de que essa pessoa nunca virá a ter câncer.

Quem deve fazer parte de programa de prevenção de câncer?

*Assintomáticos maiores que 20 anos (mulheres) ou de 40 anos (homens).

*Assintomáticos com história familiar de câncer, maiores que 25 anos.

*Portadores de doença predisponente ao câncer.

*Sintomáticos sem diagnóstico Quem já acompanhou de uma forma ou de outra o tratamento de alguém com câncer avançado sabe o quanto isto custa do ponto de vista econômico, emocional e de qualidade de vida. Sem dúvida alguma, a melhor forma de combater o câncer é através de sua prevenção e detecção precoce, o que permite tratamentos mais simples e curativos.


 
 
 

Comments


Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page